Entenda as principais métricas para avaliar sua campanha online!

Anunciar online traz consigo muitas vantagens, que vão desde a segmentação de públicos exlusivos até reimpactar usuários que já visitaram seu site, mas a principal delas é sem dúvidas a mensuração avançada de resultados.

Ao anunciar com terceiros é costume receber acessos a Painéis ou Relatórios periódicos, porém sem conhecê-los é difícil imaginar quando uma campanha vai bem ou mal e principalmente o que pode ser feito a partir dali para que os resultados possam caminhar na direção esperada.

Vamos ao que interessa!

Entenda as principais métricas para avaliar sua campanha online!

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ROI (Return on Investment)

De longe uma das métricas mais importantes, afinal quando falamos de investimento, o mais importante é saber quanto de retorno este investimento trouxe!

Para calcular o ROI é simples, basta aplicar a conta abaixo:

ROI = Receita obtida – valor investido em campanhas / valor investido em campanhas

Cliques

Quantidade de pessoas que clicaram em seus anúncios

Impressões

Quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido para seu público

Taxa de Cliques ou CTR (Click Through Rate)

Em mecanismos de busca com o Google, o anunciante costuma pagar a cada vez que alguém clica no anúncio, logo, o Google também só é pago quando alguém clica no anúncio.

De que valeria para o Google exibir seus anúncios centenas de vezes se ninguém clicasse? Significaria que o Google não receberia pelos seus anúncios e que provavelmente algo não está certo com sua campanha.

Baixa taxa de cliques significa que seus anúncios não estão causando grande impacto e por isto provavelmente não recebe muitos cliques, cabe uma avaliação do que pode ser alterado para potencializar este resultado.

O CTR é calculado normalmente em porcentagem, com uma conta simples:

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

CPC (Custo por Clique)

O Custo que cada clique teve em sua campanha

CPL (Custo por Lead)
Lead é todo usuário que viu seu anúncio, clicou nele e dentro de seu site realizou uma ação de valor para sua empresa, ex: preencheu um formulário solicitando um orçamento, ou fez uma compra no seu e-commerce.

O Custo Por Lead é a soma do custo dos cliques até que gerasse um Lead (ex: você precisou de 10 cliques para que 1 deles se tornasse um lead, o custo de cada clique foi R$ 1,00, logo, seu lead teve um custo de R$ 10,00). 

Não existe custo médio para um lead para avaliarmos se está num preço alto ou baixo, o que se deve levar em consideração é quanto sua empresa está disposta a pagar por um cliente que deseja o produto ou serviço que oferecem, e se este valor está previsto dentro do investimento.