3 táticas de marketing de mídia social que precisam ser aposentadas

A mídia social está em constante evolução, então a expectativa de vida de qualquer estratégia de marketing social pode ser perigosamente curta. Infelizmente, algumas táticas parecem não morrer quando deveriam – em vez disso, elas tropeçam como um tipo de zumbi de marketing, totalmente inconscientes de que deveriam estar em um túmulo para sempre.

E essas táticas de zumbis podem se tornar um problema significativo. Em primeiro lugar, eles desperdiçam tempo e recursos – não importa quão simples ou econômica seja a estratégia, ela ainda requer algum esforço para mantê-la em movimento, esforço que poderia ser transferido para algo eficaz.

Segundo, você está recebendo informações imprecisas sobre seus produtos e clientes. Táticas inoperantes que não têm muito efeito sobre o seu mercado vão distorcer sua percepção de como sua marca poderiaestar se saindo, e isso pode levá-lo a fazer mudanças em sua abordagem que são desnecessárias e prejudiciais.

Finalmente, as aparências contam. Se suas táticas são secas e empoeiradas, sua marca também parecerá desatualizada. Não é isso que você quer quando está tentando atrair interesse, especialmente dos mercados Millennial e Gen Z.

Nesse sentido, aqui vamos analisar três táticas de marketing de mídia social comumente usadas que precisam ser retiradas para sempre. Obtenha esses processos fora do seu sistema de marketing digital para ajudar a melhorar seus resultados e seu ROI.

3 táticas de marketing de mídia social que precisam ser aposentadas

3 táticas de marketing de mídia social que precisam ser aposentadas

1. Ganhar uma missa seguindo as missas

Isso costumava ser uma maneira popular de ganhar seguidores rapidamente – para que mais pessoas o seguissem, você primeiro os seguiria. Uma porcentagem razoável de pessoas acompanharia você e, com o tempo, você poderia criar um grande público, ajudando a melhorar a aparência de sua presença social e, teoricamente, a criar um público engajado.

Mas há grandes problemas com essa tática. Primeiro, atualmente, os consumidores estão cada vez mais experientes e seletivos sobre quem eles seguem. Usar essa tática pode fazer com que você seja marcado como uma conta falsa, o que prejudicará sua reputação e seu valor social. Você também terá um feed cheio de postagens irrelevantes que podem prejudicar sua produtividade.

Para finalizar, provavelmente descobrirá quais contatos você realmente deseja cultivar. Você não será capaz de encontrar as boas conexões entre todas as estranhas.

Sim, outros métodos de atrair seguidores – como postar ótimos conteúdos que eventualmente trazem os consumidores mais interessados ​​à sua porta – são mais lentos, mas são as maneiras mais saudáveis ​​de aumentar seus números e manterão sua marca no futuro.

2. Usando mensagens automatizadas que são automaticamente impessoais

Cada vez mais, os consumidores estão valorizando cada vez mais o contato pessoal e o apego quando decidem onde querem gastar seu dinheiro. E ninguém se sente pessoalmente ligado a um bot.Mensagens automatizadas eram uma vez toda a raiva do marketing social.

Alguém acessaria “seguir” na página social de uma marca, e a caixa de entrada receberia uma mensagem automática quase instantânea para reconhecê-los e convidá-los a pesquisar ou fazer uma compra.

Hoje, essas mensagens genéricas são um grande desligamento. Consumidores do outro lado dessas mensagens muitas vezes sentem que não são nada mais do que uma perspectiva para a marca.

Se você quer um negócio de consumidor, você precisa esperar um pouco, até que o relacionamento que você promoveu com o consumidor tenha começado a esquentar, antes de enviar qualquer tipo de mensagem que possa ser vista como promocional.

E mesmo assim, você precisa adaptá-lo às interações anteriores de um consumidor com sua marca. 79% dos consumidores não vão olhar para uma promoção de outra forma.

3. Recheio e Fluffing Posts com Backlinks e Hashtags

Ninguém procura anúncios para ler, pelo menos não de propósito. Você já deve perceber que precisa produzir conteúdo social que seja informativo, divertido e instigante – faça tudo de uma vez ou alternadamente.

Infelizmente, muitas marcas ainda pensam que a melhor maneira de tirar o máximo proveito de um post é enchê-lo de backlinks para seus produtos ou serviços, ou eles preenchem um post com hashtags usando todas as variações imagináveis ​​dos tópicos relevantes no site. Espero atrair mais atenção.

Ambas as práticas tornarão o post menos atraente para visualização e parecerão mais um anúncio. Hoje em dia, você tem que vender sua marca vendendo sua autoridade – não seus produtos ou serviços. Ofereça às pessoas um valor genuíno em troca de sua atenção e elas eventualmente encontrarão o caminho até sua porta sem muita pressão.

Pensamentos finais

Não há necromancia nas mídias sociais que leve esses cadáveres velhos e empoeirados de volta à vida, então envolva-os e lhes dê um enterro decente. E lembre-se de que essas táticas não são apenas ineficazes, elas são realmente prejudiciais à sua marca.

No entanto, não pare de ficar vigilante no caso de novos zumbis chegarem – porque eles eventualmente o farão. Qualquer estratégia abrangente de mídia social deve envolver um “exame de saúde” regular. Essa é a única maneira de determinar se uma determinada tática ainda está produzindo os resultados necessários para que ela valha a pena.

Você também precisa se esforçar para explorar constantemente novas estratégias de mídia social, se quiser que o processo evolua adequadamente.